Pão de Alho Caseiro

Em uma tigela coloque o leite, o açúcar e uma colher de sopa de fermento biológico seco, misture tudo muito bem até homogeneizar.Acrescente o ovo, a manteiga derretida, misture novamente por 1 minuto.Adicione o sal e a farinha de trigo aos poucos, vá mexendo e acrescentando até acabar, adicione 3 xícaras e deixe o restante para sovar.Quando a massa estiver firme, passe para a bancada, mas antes polvilhe um pouco de farinha e comece a sovar, adicione farinha até parar de grudar na sua mão, sove por cerca de 10 minutos.Coloque a massa em uma tigela, tampe e deixe descansar por 40 minutos a 1 hora.Em uma tigela coloque 4 colheres de sopa de margarina ou manteiga e o alho, leve ao microondas para derreter, adicione salsinha e cebolinha a gosto, misture muito bem, acrescente um pouquinho de sal, a gosto e reserve.Após a massa ter crescido, passe para a mesa e modele até ficar em formato de canudo, deixe um pouco grossa, não abra muito.Corte a massa em pedaços menores e iguais, dará em média de 12 a 14 pedaços.Boleie os pedaços e reserve debaixo de um pano para não ressecar.Abra uma das bolinhas com a mão, deixe em formato de círculo, passe a mistura de alho que reservamos e por cima coloque o queijo muçarela ralado.Repita o processo até somar 4 massas.Passe para uma forma de pão já untada com manteiga e farinha.Repita o processo com o restante da massa e vá colocando na forma.Coloque um saquinho plástico por cima e deixe descansar, até a massa crescer e preencha a forma, cerca de 20 a 30 minutos.Passe gema com um pouco de leite por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180° graus por cerca de 40 minutos a 1 hora.Sirva-se.

Pão de Alho Caseiro
Avalie esta receita

Ingredientes

  • 3 e 1/2 Xícara (Chá de 240ml) de Farinha de Trigo
  • 1 Xícara (Chá de 240ml) de Leite Morno
  • 2 Colheres (Sopa) de Açúcar
  • 1 Colher (Sopa) de Fermento Biológico Seco
  • 1 Ovo
  • 3 Colheres (Sopa) de Manteiga ou Margarina Derretida
  • 1 Colher (Chá) de Sal

Recheio

  • 3 Colheres (Sopa) de Manteiga ou Margarina
  • 4 Dentes de Alho Amassados ou Triturados
  • Salsinha a Gosto
  • Cebolinha a Gosto
  • 250g de Queijo Muçarela Ralado
  • Sal a Gosto

Pincelar

  • 1 Gema
  • 1/2 Colher (Chá) de Leite

Modo de Fazer

Em uma tigela coloque o leite, o açúcar e uma colher de sopa de fermento biológico seco, misture tudo muito bem até homogeneizar.

Acrescente o ovo, a manteiga derretida, misture novamente por 1 minuto.

Adicione o sal e a farinha de trigo aos poucos, vá mexendo e acrescentando até acabar, adicione 3 xícaras e deixe o restante para sovar.

Quando a massa estiver firme, passe para a bancada, mas antes polvilhe um pouco de farinha e comece a sovar, adicione farinha até parar de grudar na sua mão, sove por cerca de 10 minutos.

Coloque a massa em uma tigela, tampe e deixe descansar por 40 minutos a 1 hora.

Em uma tigela coloque 4 colheres de sopa de margarina ou manteiga e o alho, leve ao microondas para derreter, adicione salsinha e cebolinha a gosto, misture muito bem, acrescente um pouquinho de sal, a gosto e reserve.

Após a massa ter crescido, passe para a mesa e modele até ficar em formato de canudo, deixe um pouco grossa, não abra muito.

Corte a massa em pedaços menores e iguais, dará em média de 12 a 14 pedaços.

Boleie os pedaços e reserve debaixo de um pano para não ressecar.

Abra uma das bolinhas com a mão, deixe em formato de círculo, passe a mistura de alho que reservamos e por cima coloque o queijo muçarela ralado.

Repita o processo até somar 4 massas.

Passe para uma forma de pão já untada com manteiga e farinha.

Repita o processo com o restante da massa e vá colocando na forma.

Coloque um saquinho plástico por cima e deixe descansar, até a massa crescer e preencha a forma, cerca de 20 a 30 minutos.

Passe gema com um pouco de leite por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180° graus por cerca de 40 minutos a 1 hora.

Sirva-se.

Comentários 5

Avaliar:

Ana Cristina 2 anos

Amei essa receita de pão de alho

SIMONE 2 anos

VOU FAZER NO FINAL DE SEMANA, DEVE FICAR UMA DELÍCIA!

Tânia Marques de lima 2 anos

Amei essa receita.

João Luiz Pereira de Faria 2 anos

Amei

Giovana Candiani Schunck lang 2 anos

Amo massas de pães

Instagram

Siga nossa página no Instagram e fique por dentro de todas nossas receitas exclusivas!

Facebook

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas nossas receitas exclusivas!